Comp Line migra infraestrutura de back-office para a nuvem com a Brasoftware


Projeto contempla diversas ferramentas do Microsoft Azure e os principais focos são redução de custos operacionais e gerenciamento de recursos mais ágil


A Comp Line Informática - empresa desenvolvedora de soluções de gestão eletrônica de documentos, customização e desenvolvimento de Softwares - contou com a parceria da Brasoftware, provedora de soluções de tecnologia e uma das principais parceiras da Microsoft no Brasil, para aprimorar o gerenciamento de dispositivos móveis e de datacenter na nuvem com a adoção de soluções de alta disponibilidade. 

O principal desafio da companhia, após uma reestruturação na área comercial que atende a Caixa Seguradora, uma das maiores empresas de seguros do Brasil, era centralizar em Brasília, sede da Comp Line, toda a operação de back-office, antes espalhada pelo país. A companhia, que possui cerca de 500 usuários, já contava com a tecnologia Microsoft e resolveu utilizar outros recursos deste mesmo fabricante.
Com 20 anos de história com foco em TI, a operação da Comp Line baseia-se principalmente em processos de gerenciamento eletrônico de documentos, que inclui a tramitação de milhares de arquivos produzidos diariamente pelas seguradoras em todos os municípios brasileiros. Os documentos precisam ser processados e armazenados com agilidade e, sobretudo, com a segurança exigida pelos órgãos reguladores de serviços financeiros e de seguros no Brasil. Além disso, a companhia atua com outsourcing de profissionais especializados no ramo securitário e previdência e com gestão e regulação de contratos.
“A principal necessidade da Comp Line era contar com alta disponibilidade de nossas aplicações que são oferecidas aos clientes. Esse processo demanda muito consumo de banco de dados, por se tratar de solução de Gestão Eletrônica de Documentos que atende o Brasil inteiro. Era preciso ter clareza sobre o local que o documento deveria ser processado e quem era o responsável pelo seu armazenamento. Anteriormente havia perdas no processo, que impactavam no tempo de recuperação de documentos, resultando muitas vezes em prejuízos. Para a Comp Line, não basta apenas digitalizar um documento. O arquivo é rico em informação, e podemos retornar para os clientes como oportunidades de negócios”, declarou Luiz Gonzaga Filho, CTO da Comp Line.
A Comp Line recebe da Caixa Seguradora cerca de 20 mil novos documentos por dia, que precisam ser recolhidos, organizados, classificados, conferidos, digitalizados, indexados e armazenados com total segurança e confiabilidade, atendendo todos os prazos e exigências legais. Para seguir a esses requisitos, a companhia desenvolveu a solução Comp Live Prover em módulos que atendem às principais demandas de processamento documental da indústria.
“Manter os custos operacionais dentro de um limite e ao mesmo tempo atender esse volume de transações sem nenhuma margem de erro exige tecnologias inovadoras, como as ferramentas Microsoft contempladas nesse projeto. Um dos pilares da Comp Line é justamente a inovação”, completou Gonzaga Filho.
A solução para a necessidade da Comp Line, em termos de melhor gerenciamento e redução de custos, foi o serviço de nuvem Microsoft Azure, que apresentava todos os pré-requisitos para atender ao cliente, com um modelo de cobrança baseado em uso com licenciamento embutido, elasticidade da infraestrutura e garantia de disponibilidade.
A decisão de ir para a nuvem com tecnologia Microsoft foi um dos grandes diferenciais do projeto, permitindo montar o ambiente de servidores em pouco tempo, dentro do orçamento e com alta disponibilidade.
“Manter um datacenter local (on-premises) era inviável. Não apenas pelo alto custo de hardware, licenciamento, serviços e refrigeração, manutenção e depreciação dos equipamentos, mas também porque não era possível sabermos o volume de negócios e quanto cresceria nos primeiros meses. Dessa forma ficava ainda mais difícil calcular o investimento em um datacenter local”, explicou Gustavo de Paula, Gerente Regional da Brasoftware.
As inovações viabilizaram o projeto diminuindo o custo operacional e logístico e, ainda, reduzindo o tempo de recuperação de documentos digitais para zero.
Competitividade
As soluções Microsoft ajudaram a Comp Line a aumentar sua competitiva em relação aos concorrentes. Por meio de suas soluções de produtividade (Office 365 e Sharepoint) e da sua plataforma de desenvolvimento (.NET, Visual Studio, Team Foundation Server Online) e dos seus dispositivos Windows Phone, foi possível aumentar a produtividade da linha de produção, aprimorando os serviços.
A plataforma de dados Microsoft (SQL Server) e suas funcionalidades de relatório (Datazen, Reporting Services) possibilitaram que a Comp Line oferecesse um diferencial competitivo por meio de um inédito serviço de Business Intelligence. O que viabiliza que todos esses serviços sejam entregues dentro de um orçamento racional é a computação em nuvem (Azure), que permite o pagamento apenas pela capacidade computacional utilizada – ou seja, também alinhado com as receitas da Comp Line, aliando elasticidade e alta disponibilidade.
“A Comp Line é um dos maiores clientes de Azure na região Centro-oeste, consumindo praticamente todas as ferramentas do portfólio Microsoft. Conseguimos, em conjunto com o cliente e com a fornecedora, fazer esse projeto com foco no gerenciamento de todo o parque, tanto de dispositivos móveis quanto de datacenter, que hoje permite ao cliente ter melhor visão do ambiente e quanto isso gera de custos para o negócio”, declarou Teofilo da Silva Machado, Gerente de Atendimento da Brasoftware.

Sobre a Brasoftware
Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, Intel Security, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo, reconhecimento que nenhuma outra empresa do país havia conquistado até hoje, e em 2015, Melhor Parceiro na América Latina.  Aché, BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, TECBAN, UOL e SENAI são alguns dos clientes da empresa. Para mais informações acesse:  www.brasoftware.com.br

Referências: