Projeto da Brasoftware reduziu custos
com infraestrutura e contemplou diversos recursos do Office 365 da Microsoft,
como a rede social corporativa Yammer
O Aché
Laboratórios finalizou a migração do ambiente tecnológico para o Office 365. Com
a implementação, todas as áreas da companhia foram unificadas em uma plataforma
na nuvem. O resultado impacta positivamente na produtividade comercial da
empresa, além de reduzir custos com infraestrutura em aproximadamente 20%.
Além de contribuir com
a economia, o projeto contemplou diversos recursos para aumentar a colaboração
entre os 4,5 mil colaboradores da companhia, sobretudo das equipes externas de
Geração de Demanda e Vendas, que somam cerca de duas mil pessoas. O projeto, que
durou aproximadamente seis meses para ser implementado, foi realizado pela
Brasoftware, provedora de soluções de tecnologia e uma das principais parceiras
da Microsoft no Brasil.
“A solução da Microsoft
possibilitou ao Aché uma maior colaboração e integração entre os funcionários,
além de agregar muitos serviços que fazem parte do pacote do Office 365. Dentre
eles, destaco a expansão do uso do Sharepoint Online, o Skype for business para
todos os colaboradores e o Yammer, uma rede social corporativa que trouxe uma
aproximação muito melhor entre as áreas internas e as Forças de Demanda e
Vendas”, avalia Eduardo Kondo, CIO do Aché.
Trabalho
conjunto
Segundo o Gerente Comercial da Brasoftware, o trabalho com o Aché foi feito para
viabilizar uma forma de reduzir custos e poder maximizar todos os benefícios
das soluções Cloud e licenças que os
contratos Microsoft já disponibilizavam. “Conseguimos montar um business plan para levá-los para a
nuvem, prevendo todos os benefícios reais e impacto de produtividade em
diversas áreas”, declarou.
O custo total de
propriedade, entre administração, hardware, licenciamento e disponibilidade, foi reduzido e trouxe mais produtividade e
colaboração para os usuários. O projeto também permite ao Aché ter mais controle
e acesso às informações, melhorando o nível de serviços (e-mail, por exemplo) e
também de serviço de disponibilidade do usuário.
“Outro benefício
importante do projeto é a redução do tempo que o time de TI precisa para administrar
um ambiente com esta amplitude, mais de quatro mil usuários. Algumas
atividades, como configuração do ambiente, backup
e storage, que demandavam um
considerável tempo, hoje foram otimizadas com a migração para o Office 365. A
equipe deixa de ter não só fisicamente esse trabalho, como também facilitou a configuração
do ambiente e ganhou novos recursos com o Office 365. O laboratório tinha novas
necessidades que conseguiram ser endereçadas com o ambiente na nuvem”,
adicionou o Gerente Comercial.
"A maneira como as
pessoas trabalham vem se transformando rapidamente. Por esse motivo, a
Microsoft quer reinventar a produtividade e os processos de negócios para um
mundo em que nuvem e dispositivos móveis vêm primeiro", afirma o diretor
de Office para o Brasil, Alessandro Belgamo. “O Office 365 é o nosso pacote
completo de produtividade porque proporciona a melhor experiência em
dispositivos móveis e em diversas plataformas”, completa.
Recursos
online
O projeto contemplou
alguns recursos do pacote Office 365. Um dos principais é o OneDrive, que
permite salvar e compartilhar dinamicamente a troca de arquivo entre usuários
da companhia, além de poder acessá-los em qualquer lugar e em qualquer
dispositivo. Cada usuário ganhou 1 TB de espaço para uso.
Outro recurso de
colaboração que tem aumentado a interação entre os usuários é o Yammer, que
integra o Office 365. A rede social corporativa, que dá voz para todos os
usuários, aprimorou a comunicação interna da companhia, possibilitando
compartilhar experiências e promover lançamentos produtos.
Com foco nos clientes,
o Yammer permite a criação de redes de negócios com parceiros que também
utilizam a ferramenta. É possível criar uma rede compartilhada e trocar
informações de forma controlada. “Hoje o usuário ganhou mais recursos para ser
colaborativo e produtivo”, concluiu Kondo.
Outro importante
recurso é o Skype for Business, que
permite participação em reuniões online e uma maior comunicação entre
colaboradores, resultando em produtividade e redução de custos com viagens e
deslocamentos.
A parte de segurança também
foi aprimorada. Com o Office 365, o Aché passa a ter uma camada de segurança mais
robusta com auditoria, gestão sobre vazamento de informação e sobre propriedade
de documento (prevenção de vazamento de
informação).
Sobre o Aché
O Aché é uma empresa 100% brasileira, que completa 50 anos de atuação no
mercado farmacêutico em 2016. Conta com três complexos industriais: em
Guarulhos (SP), em São Paulo (SP) e em Anápolis (GO). Emprega quase 4,5 mil
colaboradores e conta com uma das maiores forças de geração de demanda e de
vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos
profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 316 marcas
em 762 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos
de prescrição), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos e nutracêuticos.
Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas
atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em
Biotecnologia. Exporta para 12 países das Américas, África e Japão.
Em 2015, ficou em 1º lugar na categoria Farma e Life Science do prêmio
Inovação Brasil do jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria
Strategy&. Também conquistou a primeira colocação do setor no Prêmio
Empresas Mais, criado este ano pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Fundação
Instituto de Administração (FIA), ligada à Universidade de São Paulo. Em 2014,
o Aché foi apontado como a melhor empresa do setor farmacêutico no ranking
Melhores e Maiores, da revista Exame.
Sobre a
Brasoftware
Fundada em 1987, a
Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado
brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk,
Adobe, Symantec, Intel Security, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em
2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com
atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.
Com escritórios em São
Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território
nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É
um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em
Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O
Melhor Parceiro do Mundo. BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo
Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, UOL, SENAI - SP são
alguns dos clientes da empresa. Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br
Contatos para imprensa - Brasoftware
S2Publicom
S2Publicom
Informações para imprensa - Aché
CDI Comunicação Corporativa