MKZ Arquitetura adota a metodologia BIM em seus projetos

A Brasoftware finalizou um projeto em conjunto com a MKZ Arquitetura e a Martins Projetos de Instalações para implementação da metodologia BIM - Building Information Modeling (Modelagem de Informações de Construção) por meio da solução Autodesk Revit em ambas as companhias.

A proposta englobou consultoria para o desenvolvimento de um projeto de empreendimento residencial da Brasal Incorporações, em Brasília (DF).


O principal objetivo foi poder oferecer tanto o projeto de arquitetura quanto o de instalações 100% desenvolvidos na tecnologia BIM. A MKZ já utilizava a tecnologia e teve a ferramenta atualizada, enquanto a Martins utilizou pela primeira vez de maneira efetiva e pôde perceber as vantagens de um dimensionamento diretamente BIM.
“O principal benefício para nós foi poder fazer um projeto em BIM com o nosso próprio perfil. Conseguimos liberar um projeto muito bem detalhado e realizar a compatibilização de forma muito mais rápida. Sempre utilizamos o AutoCAD como prancheta eletrônica e, diante disso, vimos muitos benefícios de migrar para a tecnologia BIM. Uma inclinação que daria problema no futuro, por exemplo, é possível ser resolvida antes. Já fomos enxergando soluções melhores durante o projeto, o que dificilmente teríamos trabalhando em 2D”, destacou Alan Rocha, Gerente de Projetos da Martins Projetos de Instalações.

Para o empreendimento, as empresas contaram com cerca de seis meses de consultoria da Brasoftware para entregar o projeto 100% através da metodologia BIM, no mês de junho. O BIM permite a construção virtual do edifício, com todas as disciplinas do projeto modeladas tridimensionalmente, centralizando as informações em uma única fonte de dados confiável. Desta forma, uma alteração de um elemento construtivo é atualizada automaticamente nas diversas pranchas do projeto, uma vez que o modelo 3D nada mais é do que o prédio edifício “construído virtualmente”.

Ao fazer o projeto desde o início no BIM, as empresas tiveram um grande ganho de qualidade, pois as soluções puderam ser projetadas e definidas com muito mais critério. Anteriormente, quando o projeto de instalações era feito na plataforma 2D, as construtoras estavam demandando as compatibilizações do projeto executivo em 3D, contratando para tal empresas de modelagem para passar o projeto de instalações do 2D para o 3D e gerar os relatórios de interferências (clashes). Essa etapa vinha trazendo problemas para as construtoras, que agora estão demandando projetos de instalação desde o início no BIM, o que evita erros. Para a construtora, reduz uma etapa e um foco de problema.

“É muito difícil modelar um projeto de instalação que não tenha sido desenhado por você mesmo. Há alguns detalhes importantes que apenas quem desenvolveu vai saber especificar. Isso estava gerando muitos problemas para as construtoras. Com o projeto sendo feito em BIM, conseguimos dar novos rumos ao seu andamento. Senti uma enorme diferença em termos de chances de melhoramento. Eu não estava consertando um projeto, estava criando um”, completou Alan.

Parceria e novos negócios em conjunto

Para a MKZ Arquitetura, outro importante ganho foi poder contar com um novo parceiro 100% alinhado com projetos na mesma tecnologia. As duas empresas já haviam realizado projetos em conjunto anteriormente e vislumbram novos negócios em parceria.
“É muito importante podermos contar com parceiros utilizando a tecnologia BIM, assim como já vínhamos fazendo. Havia diversos conflitos nos projetos e esse trabalho com a Brasal provou o quão importante é termos esse alinhamento. Nosso foco é o de desenvolvermos todos os projetos em BIM, o que só é viável com todos os demais parceiros também projetando em BIM desde o início. Desta forma conseguimos ganhos de qualidade enormes no projeto, pois o mesmo é feito de maneira integrada entre todas as disciplinas, com todos contribuindo para a construção virtual do edifício e antecipando os problemas da obra”, disse Rodrigo Jardim, Gerente de Projetos da MKZ.

Rodrigo Jardim destacou também a importância dos ganhos de qualidade com BIM para todos os envolvidos no projeto. “Nós fazemos o projeto inteiro, incluindo as etapas de executivo e detalhamento. Se não contarmos com parceiros no BIM, perderíamos muitas das vantagens. Ficaríamos somente na arquitetura e, na hora de compatibilizar o projeto, seria preciso voltar ao 2D. O intuito deste projeto piloto era fazer todo o projeto executivo, clashes de compatibilização, detalhamento e a parte de quantitativo de materiais desse prédio, o que só foi possível com os demais parceiros também projetando em BIM”, concluiu Rodrigo.

A Brasoftware, que conta com escritório em Brasília, trabalha em diversas frentes para levar as principais tecnologias do setor aos clientes da região Centro-Oeste.

“Os projetos em BIM nesta região estão um estágio atrás do que em outros locais do país, como no Sudeste. Estamos trazendo um novo conceito e esse projeto inédito para a Brasoftware em Brasília, mostra a importância dessa migração para o BIM e certamente vai embasar o início de outras demandas neste sentido. O setor tem percebido o crescimento da tendência e, hoje, algumas construtoras já adotaram a utilização do BIM a níveis bem avançados. Estamos trabalhando nesse cenário e prestando nossos serviços para atualizarmos os negócios dos nossos clientes e otimizarmos seus resultados”, declarou Tiago Ricotta, Gerente de Projetos da Brasoftware.