Direto na nuvem: parceria entre Brasoftware e Acqio aumenta agilidade e impulsiona crescimento



A Acqio, empresa de consultoria e desenvolvimento de software, é especializada na definição de sistemas online de grande porte destinados a processar centenas de transações financeiras por segundo para comércio eletrônico.

Para dar conta desta intensa demanda de modo a alcançar melhores resultados, a empresa procurou pela Brasoftware, uma das principais provedoras de tecnologias do país, e pela plataforma Microsoft Azure, sistema de serviços de nuvem integrados, como análise, computação, banco de dados, serviços móveis, rede, armazenamento e Web.


Apesar da recessão do cenário econômico atual, o comércio eletrônico tem se apresentado promissor. Um estudo publicado pela consultoria Bain & Company anunciou que este segmento pode crescer 11% ao ano no Brasil até 2019. A expectativa, segundo a pesquisa, é que o faturamento do setor passe dos US$ 11 bilhões alcançados em 2015 para US$ 16 bilhões em 2019.

Já em 2014, com o início das operações, a Acqio utilizava o sistema operacional da Microsoft, mas em 2016 firmou parceria com a Brasoftware e passou a contar com o suporte técnico personalizado. Desde então, a empresa viu o número de vendas crescer significativamente, com o ajuste dos gastos e a constante avaliação das necessidades da infraestrutura.

As mudanças causadas pela contratação da Brasoftware trouxeram resultados significativos. Houve um aumento de cinco vezes o volume de transações e clientes no período de janeiro a setembro de 2016. “A Acqio conseguiu ajustar as despesas e trabalhar mais facilmente com o aumento da demanda com o novo contrato de pagamento por utilização. A migração proporcionou a melhoria dos processos bem como mais segurança, já que trabalhamos com dados sensíveis e o Azure tem proteção comprovada”, afirma Gustavo Andrade, sócio fundador da Acqio.

Operação em expansão

Com matriz em Recife, a empresa possui dois escritórios no estado paulista e as principais bases de clientes estão em cidades das regiões Centro Oeste, Sudeste e Nordeste. O caso chama a atenção pela variedade de mercados e, para Gustavo, a contratação do Azure foi essencial para essa expansão. “Empresas deste ramo e que não usam um sistema parecido têm que investir um volume muito grande de dinheiro em infraestrutura, que demoram anos para se pagar”, aponta Gustavo sobre os diferenciais dos serviços da Brasoftware.

“Em um negócio como a Acqio, a velocidade é muito importante – fator possibilitado pela migração para a nuvem –, mas a segurança de dados é essencial quando se lida com dados bancários, e o Azure, com o sistema PCI - Payment Card Industry garante essa proteção”, expõe Ivon de Sousa, Gerente de Soluções Cloud da Brasoftware.

As vantagens com o licenciamento fornecido pela Brasoftware também geraram ganho de escalabilidade, ou seja, a possibilidade de acompanhar com afinco o crescimento da empresa, bem como no controle do ambiente comercial. A plataforma da Microsoft facilita o trabalho nos três âmbitos operacionais existentes: um é reservado para a realização de transações, outro para lojistas (onde são gerados os relatórios) e o último é o POS (Point of Sale), que atua junto aos pontos de venda para fazer autorizações.

“Essa dinâmica vai de acordo com crescimento da Acqio, uma vez que a complexidade dos dados aumenta com o maior fluxo de transações, e a atuação em diferentes instâncias facilita o acesso a informações por parte dos usuários”, conta Gustavo.

Sobre a Brasoftware 

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo. BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, UOL, SENAI - SP são alguns dos clientes da empresa. Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br

Sobre a Acqio
Contatos para imprensa - Brasoftware

S2Publicom
Maria Beatriz Gonçalves – beatriz.goncalves@s2publicom.com.br – (11) 3027-0214
Ítalo Fassin – italo.fassin@s2publicom.com.br – (11) 3027-0266
Teresa Santos – teresa.santos@s2publicom.com.br
Priscila Rocha – priscila.rocha@s2publicom.com.br