Moinhos Cruzeiro do Sul: SAM com Brasoftware

Empresa alimentícia adota metodologia de Gestão de Ativos em TI para redução de custos e segurança.

Moinhos Cruzeiro do Sul adota gestão de Ativos de Software para garantir funcionamento eficaz da tecnologia de nuvem.

Não é segredo que cada vez mais empresas estão migrando para a tecnologia de computação em nuvem. Este modelo, além de garantir escalabilidade, consegue disponibilizar a tecnologia de maneira bastante ágil, pagando pelo que efetivamente é utilizado. Além disso, as empresas economizam espaço físico e recursos financeiros, já que não precisam gastar grandes quantias em computadores e na atualização de softwares.

Dados da pesquisa Gartner revelam que, até 2020, empresas que não utilizam computação em nuvem serão tão raras quanto as que hoje não utilizam internet. Ainda segundo a mesma pesquisa, até 2020 uma quantidade maior de poder computacional terá sido vendida por provedores em nuvem do que tecnologias implementadas em data centers corporativos. O mercado de Infraestrutura como Serviço, que consiste na contratação de servidores virtuais, tem demonstrado um crescimento anual de 40% na receita desde 2011 e a previsão é de que continue crescendo mais de 25% ao ano até 2019.

A Moinhos Cruzeiros do Sul se enquadra no perfil das empresas que têm milhares de informações que precisam ser armazenadas e organizadas para serem melhor utilizadas. Mas, como reunir todas as informações sob um sistema virtual eficaz? Carlos Silva, Supervisor de Infraestrutura da empresa de alimentos, percebeu que a nuvem pode ser não só útil, mas também uma forma de reduzir custos de TI. Desta forma, a Brasoftware foi escolhida para realizar o projeto e implementação do SAM (Gerenciamento de Ativos de Software, em português).

O SAM, por sua vez, é um conjunto de práticas de TI que reúne pessoas, processos e tecnologia para otimizar o uso de software em uma organização. Ele se beneficia de uma gestão de contratos de licenciamento, agregando valor e fornecendo serviços que permitem controlar a utilização de todos os seus ativos. Dentre os recursos oferecidos, destacam-se a Gestão de Contratos e das Licenças de Software; Gestão Financeira; alertas personalizados por e-mail sobre vencimentos; Consumo e Riscos; e Estoque Virtual de Licenças.

Além dos recursos técnicos, os serviços de SAM com a Brasoftware encurtam o canal de comunicação com a Microsoft. “Antigamente, quando eu reportava para a Microsoft para renovar o meu contrato de software e serviços, eu tinha que especificar o número de máquinas e de servidores Exchange, por exemplo. Agora não, a Brasoftware vem até mim, faz uma varredura, checa comigo os serviços que eu possuo na rede e eu apenas confirmo”, destaca Carlos Silva.

Segurança priorizada pela Microsoft

A Moinhos Cruzeiros do Sul S/A atua na área de alimentos desde 1943. Começou como uma empresa familiar de origem alemã no Rio Grande do Sul e se estendeu para uma das empresas líderes do segmento de trigo no país. Os resultados obtidos foram muito além da expectativa, motivando a expansão pelo Brasil e a criação de novas unidades nos estados do Maranhão, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro, e tem entre seus clientes redes de hipermercados e restaurantes.

Passo posterior ao aumento de demandas, a garantia da segurança de serviços oferecidos é essencial para a manutenção das atividades. Antes de solicitar a implementação do SAM pela Brasoftware, a empresa não dispunha de um serviço que fizesse varredura no sistema operacional e contabilizasse as licenças necessárias dos produtos. “A implantação do SAM é uma segurança porque não depende só da visão de um profissional. Temos mais confiança agora porque não tem erro na comunicação com a Microsoft no que diz respeito às licenças que utilizamos”, contou Carlos. A contratação se tornou mais simples: “De posse de apenas um notebook, o técnico da Brasoftware deixou um aplicativo fazendo a varredura das informações durante uma noite e conseguiu as informações”.

Maior controle de responsabilidades

Implementar o SAM serviu como uma proposta para aumentar a agilidade da organização e a garantia do uso estratégico de recursos, principalmente em épocas de mudança contínua do cenário econômico.

O plano de SAM oferecido pela Brasoftware à Moinhos ajuda a evitar penalidades financeiras e custos legais ao assegurar que as licenças estejam em conformidade e impede qualquer prejuízo potencial à sua reputação que poderia advir de uma ação judicial. O SAM também ajuda a alcançar conformidade com regulamentações governamentais que exigem padrões rigorosos de governança e controles de TI, sendo um requisito importante para a Microsoft. “É quase que uma exigência desta empresa hoje em dia a contratação dos serviços de SAM para ter a garantia do que estou portando dentro do meu ambiente e quais serviços estou utilizando”, disse Carlos.

A entrada da Brasoftware como facilitadora na Moinhos aconteceu em 2015. De lá para cá, o cenário tecnológico cresceu e ainda vai continuar crescendo. Um estudo da IDC acredita que a nuvem será um facilitador primordial da transformação digital e prevê que até 2020, 67% da infraestrutura de TI e os gastos com software da empresa estarão relacionados a tecnologias baseadas na nuvem. Durante esta transição, quase todas as empresas serão um provedor de serviços em nuvem, requerendo mais atenção por parte dos setores de TI e tornando relevante a implementação do serviço de SAM.

Sobre a Brasoftware 

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo. BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, UOL, SENAI - SP são alguns dos clientes da empresa.

Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br

Sobre a Moinhos Cruzeiro do Sul

Os Moinhos Cruzeiro do Sul S/A iniciaram suas atividades na área de alimentos em 1943 com a construção de um moinho de trigo na cidade de Roca Sales (RS), uma empresa familiar de origem alemã. Os excelentes resultados obtidos motivaram a uma expansão pelo Brasil, com a construção e aquisição de novas unidades nos Estados do Maranhão, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro. Hoje a unidade do Rio Grande do Sul está localizada em Canoas (RS) em uma moderna planta certificada e preparada para atender as exigências do mercado.

A empresa está estrategicamente localizada em todo território nacional, seja com unidades produtoras ou filiais de vendas. Somos uma das empresas líderes de mercado no segmento de trigo no Brasil. Nossas marcas tem abrangência nacional e nosso foco é o atendimento direto ao varejo, focados na qualidade e variedade de produtos que atendam as exigências dando soluções práticas com qualidade aos nossos clientes.

Em 2010 a empresa entrou em uma nova fase de crescimento consolidando a parceria com uma gigante multinacional suíça do ramo de commodity. A estratégia para os próximos anos é ampliação, modernização e criação de novos produtos para se tornar uma empresa ainda mais competitiva e liderar o mercado aonde atua.

Contatos para imprensa - Brasoftware

S2Publicom
Maria Beatriz Gonçalves – beatriz.goncalves@s2publicom.com.br – (11) 3027-0214
Ítalo Fassin – italo.fassin@s2publicom.com.br – (11) 3027-0266
Teresa Santos – teresa.santos@s2publicom.com.br
Priscila Rocha – priscila.rocha@s2publicom.com.br