Na era do streaming, Azure acelera distribuição de conteúdo digital para empresa de video on demand


Encripta ampliou segurança e ganhou agilidade com a nova plataforma gerenciada pela Brasoftware

A indústria da mídia está se reinventando para acompanhar os avanços da era digital. A mais recente delas, a oferta dos conteúdos de streaming, obrigou as empresas tradicionais a reverem seus modelos de negócios e as formas de atingir o seu público. Uma pesquisa realizada pelo Accenture mostrou que 78% dos consumidores digitais assistem a vídeos online diariamente e que um terço dessa parcela aceita assinar conteúdos premium.


Especialista em soluções que distribuem conteúdo digital protegido, a Encripta atua em três frentes, oferecendo serviços de distribuição de conteúdo digital e protegido com duas plataformas distintas, além do Giftcode. A primeira é a plataforma VOD (video on demand), responsável diretamente por disseminar os arquivos; além disso, trabalha com criptografia, para proteger os dados autorais e evitar cópias e pirataria, gerenciamento e distribuição de filmes em alta resolução, proteção de conteúdo (DRM), sendo homologada pelos maiores estúdios de distribuição de conteúdo do mundo.

A segunda frente é a plataforma de vídeo Webtv/Webcast, que faz a gestão completa do conteúdo gerado pelo cliente, ao vivo ou sob demanda, em baixa e alta resolução para Mac, PC, mobile e tablets, para comunicação corporativa, treinamentos, palestras e cursos, de forma customizada e personalizada de acordo com a identidade do cliente e total controle de acesso ao conteúdo.

E, por fim, o Giftcode, sistema que permite presentear, dar créditos ou descontos para adquirir produtos ou serviços, através de um código de acesso, que pode ser impresso em cartões ou via e-ticket, o próprio sistema envia o e-mail com o código automaticamente para uma lista de usuários. Pode ser utilizado para presentear clientes e funcionários e que possibilita o envio de filmes para degustação.

Além disso, a Encripta possui licenciamento de conteúdo dos mais conhecidos estúdios do mundo. Para suportar as altas demandas, bem como busca um ambiente mais seguro e escalável, a Brasoftware apresentou a Encripta um projeto usando a plataforma Microsoft Azure.

O Azure é uma coleção de serviços de nuvem que integra análise, banco de dados, serviços móveis, rede, armazenamento, web entre outros, no modelo pague pelo que usar, com possibilidade de escala rápida e alta disponibilidade garantida. “A Encripta utiliza um serviço chamado CDN (Rede de Fornecimento de Conteúdo), que consiste no envio de conteúdo massivo por meio da rede para clientes e usuários finais”, contou Maciel Lavrini, Gerente de Conta da Brasoftware,  sobre o serviço de distribuição geográfica de conteúdo, que acontece em 18 localidades pelo mundo. O Microsoft Azure, por conta da escalabilidade e segurança, funcionou de forma eficaz para a Encripta desde o inicio do projeto.

Parceria inovadora 

A Encripta praticamente nasceu junto com a chegada das Soluções do Microsoft Azure na América Latina em meados de 2011. “Foi um dos primeiros contratos de Azure no Brasil, fruto de uma parceria de mais 6 anos, que combinou uma solução inovadora com uma empresa pioneira como é a Encripta, disse Maciel.

Ao lidar com o Azure ainda em seus primeiros passos no Brasil, a Encripta aprendeu a criar e a entender a nova plataforma junto com seu crescimento. “Fomos o primeiro player a usar o Azure em larga escala no Brasil, estávamos enfrentando um terreno novo. Hoje não temos mais esta dificuldade, está muito mais fácil fazer qualquer implementação de serviços”, disse Claudia Nascimento, Gerente Comercial da Encripta.

Além de agilizar o fluxo das atividades, a parceria com a Brasoftware permitiu a redução com custos de TI e um contato mais amplo com a Microsoft. “Temos o diferencial de um apoio técnico da Microsoft com bastante proximidade”, afirmou Claudia Nascimento, da Encripta.

Necessidades técnicas

A oferta de serviços on demand permite armazenar conteúdos diversos e possibilitar a escolha, por parte do cliente, do material que quer assistir ou ouvir, quando bem quiser, sem as publicidades dos canais de TV e por um preço menor. Em face às novas alternativas de entretenimento, os fornecedores da tecnologia por trás dos serviços de streaming têm que suprir uma maior variedade de clientes e, portanto, um sistema de base de softwares para amparar a grande demanda.

Outro ponto importante para este tipo de plataforma é a latência, que consiste no tempo que um pacote de dados leva para ir de um ponto designado a outro. No caso de uma plataforma de streaming, significa o tempo que um pacote de vídeo leva para deixar o sistema virtual do fornecedor e chegar até o computador do cliente.

“Fomos a primeira empresa a migrar para datacenter no Brasil. Isto fez uma diferença muito grande porque quando um conteúdo de streaming está lá fora, a latência é muito alta e acabamos tendo uma performance ruim”, comentou Claudia, “conectando dos Estados Unidos tínhamos uma latência superior a 200, hoje temos uma inferior a 100, que é muito relevante para o nosso player”.

A parceria entre Brasoftware, Microsoft e Encripta criou uma solução segura para a disseminação de conteúdo digital para os clientes e espectadores, atendendo aos requisitos de confiabilidade, escalabilidade, baixa taxa de latência e economia de custos.

Sobre a Brasoftware 

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo. BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, UOL, SENAI - SP são alguns dos clientes da empresa.

Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br

Sobre a Encripta

A Encripta é especialista em soluções e serviços para distribuição de conteúdo digital protegido. A empresa oferece plataformas e ferramentas para gerenciamento de conteúdo, toda a infraestrutura para ingestão, encodamento, captação, produção e edição do conteúdo audiovisual até a distribuição aos usuários finais com segurança. Tudo com gestão e entrega de relatórios, como métricas e estatísticas de audiência.


Contatos para imprensa - Brasoftware

S2Publicom
Maria Beatriz Gonçalves – beatriz.goncalves@s2publicom.com.br – (11) 3027-0214
Ítalo Fassin – italo.fassin@s2publicom.com.br – (11) 3027-0266
Teresa Santos – teresa.santos@s2publicom.com.br
Priscila Rocha – priscila.rocha@s2publicom.com.br