Transpetro reduz custos em tecnologia migrando sistemas para Microsoft Azure

Com apoio da Brasoftware, a subsidiária da Petrobras conseguiu escalabilidade e maior gestão.

A Transpetro, empresa de logística e transporte que tem como principal cliente a Petrobras, é responsável pelo transporte marítimo do petróleo e derivados extraídos pela estatal brasileira. Com mais de 50 pontos de entrega distribuídos pelo país, a empresa tem sede no Rio de Janeiro e circula o combustível produzido pela estatal com uma frota aproximada de 45 navios.

O sistema operacional responsável por garantir o monitoramento eficaz de navios e a identificação de possíveis situações de perigo é o SAFE (Sistema de Acompanhamento da Frota e Embarcações). Coordenando sensores em cada navio que jogam dados da rota em um banco central, o SAFE passou a ser  hospedado dentro da plataforma de nuvem do Microsoft Azure, implementado pela Brasoftware no final do ano passado.

Maior parceira e provedora de soluções da Microsoft no Brasil, a Brasoftware já gerenciava os contratos de licenciamento da Transpetro, e propôs a empresa uma migração do sistema SAFE para o Microsoft Azure. O projeto inclui a migração do ambiente físico para o Azure, além de uma ferramenta que dá total visibilidade ao time de Tecnologia da transportadora marítima, do consumo em tempo real.

“Fizemos a migração de servidores através da mudança da estrutura do banco de dados, que antes ficava em ambiente físico, para a aplicação do Azure. O processo todo foi feito em tempo real, sem necessidade de desligar o serviço, algo previsto no escopo do projeto e premissa básica colocada pelo cliente, já que o SAFE é um sistema de missão crítica”, explicou André Oliveira, Gerente de Serviços da Brasoftware.

A migração do SAFE do ambiente físico para o Microsoft Azure possibilitou uma atuação mais independente da equipe da Transpetro, que antes dependia diretamente do suporte técnico da Petrobras quando surgia qualquer necessidade de intervenção nos servidores e datacenters.

Além disso, o projeto trouxe ganho de escalabilidade, independência em infraestrutura física e redução de custos para a transportadora marítima. “Nosso contrato teve, a princípio, uma redução de custos de 50% com a Brasoftware. Na virada de 2016 para 2017 durante a renovação, tivemos uma redução de mais 10%. Ou seja, reduzimos os custos em mais da metade em relação aos modelos de consumo antes da migração para o Azure, confirmou Alex Poloni, Gerente Setorial da Transpetro.

Sobre a Brasoftware 

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo. BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, UOL, SENAI - SP são alguns dos clientes da empresa.
Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br


Contatos para imprensa - Brasoftware

Weber Shandwick
www.webershandwick.com
Maria Beatriz Gonçalves – bgoncalves@webershandwick.com – (11) 3027-0214
Ítalo Fassin – ifassin@webershandwick.com – (11) 3027-0266